The Field Guide to Lovecraftian Horrors

Petersen's_Field_Guide_to_Lovecraftian_Horrors Uma espécie de livro dos monstros para o Chamado de Cthulhu 7a Edição, o S. Petersen´s Guide to Lovecraftian Horrors é um dos livros mais bonitos de RPG em que já coloquei minha mãos.

Relativamente curto, com 128 páginas, ele traz informações sobre quase trinta criaturas do Mitos e outras tantas criaturas das Dreamlands. Ou seja, 53 criaturas mencionadas por HP Lovecraft.

Além disso traz uma tabela divertida de como identificar qual criatura o observador está vendo, com uma série de perguntas como “Ela tem uma cabeça?”, “Ela tem asas?” ou “Ela tem tentáculos?”.

Um guia de campo do observador de entidades preternaturais e daqueles seres da terra além da barreira do sono.

Petersen 03

Cada página dupla vem com informações sobre a criatura, como habitat, local onde pode ser encontrada, hábitos e formas de identificar. Além de uma ilustração muito bem-feita da anatomia monstruosa e uma comparação de escala com um pobre ser humano.

É melhor ver alguns exemplos, para ter uma ideia do que o livro traz:

Petersen 05

Petersen 07

No final uma tabela de comparação de tamanho das criaturas e três páginas de leitura recomendada. Parte dela real, composta pelos livros de Lovecraft, da Chaosium e de outras editoras, mas a maior parte criada para servir de livros que podem ser encontrados pelos investigadores de Cthulhu, como:

_. 1986. “A Natural History of the Ghoul”. New York.: Harvard University Press.

Eu só percebi isso lendo uma review em inglês e indo olhar com cuidado a bibliografia, já que o livro não separa explicitamente a parte “in-game” da bibliografia, o que é um toque muito legal.

O livro é uma reedição de dois volumes lançados na década de 1980, com novas imagens e uma diagramação muito bonita. Não é um livro de monstros no sentido de regras, pois não tem nenhuma regra, mas sim ilustrações magníficas, como é possível ver dos exemplos acima, e descrições curtas das criaturas. Ele serve portanto, tanto para ambientação como para mostrar aos outros jogadores ou exibir na estante.

Para quem é fã dos contos de Lovecraft (e jogador do RPG) é uma aquisição certeira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s