Uma espécie de livro dos monstros para o Chamado de Cthulhu 7a Edição, o S. Petersen´s Guide to Lovecraftian Horrors é um dos livros mais bonitos de RPG em que já coloquei minha mãos.
Relativamente curto, com 128 páginas, ele traz informações sobre quase trinta criaturas do Mitos e outras tantas criaturas das Dreamlands. Ou seja, 53 criaturas mencionadas por HP Lovecraft.
Além disso traz uma tabela divertida de como identificar qual criatura o observador está vendo, com uma série de perguntas como “Ela tem uma cabeça?”, “Ela tem asas?” ou “Ela tem tentáculos?”.
Um guia de campo do observador de entidades preternaturais e daqueles seres da terra além da barreira do sono.
Cada página dupla vem com informações sobre a criatura, como habitat, local onde pode ser encontrada, hábitos e formas de identificar. Além de uma ilustração muito bem-feita da anatomia monstruosa e uma comparação de escala com um pobre ser humano.
É melhor ver alguns exemplos, para ter uma ideia do que o livro traz:
No final uma tabela de comparação de tamanho das criaturas e três páginas de leitura recomendada. Parte dela real, composta pelos livros de Lovecraft, da Chaosium e de outras editoras, mas a maior parte criada para servir de livros que podem ser encontrados pelos investigadores de Cthulhu, como:
_. 1986. “A Natural History of the Ghoul”. New York.: Harvard University Press.
Eu só percebi isso lendo uma review em inglês e indo olhar com cuidado a bibliografia, já que o livro não separa explicitamente a parte “in-game” da bibliografia, o que é um toque muito legal.
O livro é uma reedição de dois volumes lançados na década de 1980, com novas imagens e uma diagramação muito bonita. Não é um livro de monstros no sentido de regras, pois não tem nenhuma regra, mas sim ilustrações magníficas, como é possível ver dos exemplos acima, e descrições curtas das criaturas. Ele serve portanto, tanto para ambientação como para mostrar aos outros jogadores ou exibir na estante.
Para quem é fã dos contos de Lovecraft (e jogador do RPG) é uma aquisição certeira.