World War Cthulhu: A vida na Blitz

Pequenos detalhes mencionados durante o jogo ajudam a criar o clima de imersão e dar uma ideia de como era a vida de um morador de Londres durante a guerra, o que ele podia encontrar nas ruas, qual o policiamento e o dinheiro usado.

Embora Londres não tenha sido invadida, a guerra – principalmente durante o período da Blitz – afetou a vida dos londrinos. Ainda assim eles buscavam manter uma camada de normalidade, ouvindo rádio, indo aos cinemas e teatros e bebendo nos pubs.

Rádio

A principal atração da época era o rádio, com suas notícias e músicas. A BBC é a principal emissora de rádio.

Algumas músicas mais tocadas da época eram propaganda para animar a moral (Who Do You Think You Are Kidding Mr Hitler?We’re Going To Hang Out The Washing On The Siegfried Line). 

Outras eram músicas sentimentais (We’ll Meet Again) ou velhas músicas da Primeira Guerra (Pack Up Your Troubles). Algumas eram populares também do outro lado (Lillie Marlene) ou nada tinham a ver com a guerra (Danny Boy, Blackpool Rock).

Além de informação e entretenimento, o rádio também era o principal meio de propaganda de guerra. Estações alemães transmitiam em inglês fingindo ser rádios britânicas e buscando derrubar aos poucos a moral do povo. Churchill lia seus discursos pela rádio, assim como jornais de guerra tentavam incentivar o povo com as (inicialmente poucas) vitórias inglesas. Rádios e jornais comunistas foram banidos.

Cinemas

Cinemas e teatros ajudam a manter a moral e também transmitem noticiários de guerra.

Os cinemas passam filmes de gangster, comédias e musicais, após um início com um curto jornal com notícias da guerra – editadas para melhorar a moral dos londrinos. A ida ao cinema – existem vários grandes cinemas no centro de Londres – é um hábito comum entre os londrinos, mesmo com a guerra. É a tentativa de manter uma rotina normal em meio ao caos. Em casa, os londrinos escutam rádio após o jantar ou enquanto fazem seus afazeres domésticos. Concertos de bandas e salões de dança também são populares.

Os cinemas eram enormes e luxuosos, os maiores deles com dois andares e capacidade para duas mil pessoas assistirem aos filmes.

Alguns dos cinemas mais famosos:
The Cinema House em Oxford Street,
The New Gallery Kinema e The Polytechnic, ambos em Regent Street
Gaumont Palace Cinema em King´s Road: um enorme cinema no estilo Art Deco
Gaumont_Palace.jpg

Filmes da época:

Cartal_filme_mummy_hand.jpg
The Mummy´s Hand
The_Devil_Bat.jpg
The Devil Bat

Estações de Trem

Train Stations.jpg

Principais Estações de Trem em Londres:

Waterloo: para trens em direção a costa sul, incluindo a ligação com a travessia do Canal e os navios transatlânticos em Southampton e Bournemouth.

St Pancras: O término de linha para a Rota Waverley, que liga Londres a Edimburgo, via Carlisle.

St PancarsKing’s Cross: O término das linhas do Eastern Group lines, que cobrem a ligação com East Anglia até Cambridge e da King’s Lynn, e também trens para EdimburgoAberdeen e o norte via Doncaster e York.

Euston: trens para LiverpoolGlasgow e Edinburgh via Birmingham e Manchester, e também para a ligação de trem e navio em Holyhead, para viagens para a Irlanda.

Paddington: trens para o Oeste e o Sudoeste da Inglaterra, incluindo Gales e Cornualha. A ligação de trem e navio de Fishguar para Irlanda também parte de Paddington.

Liverpool Street: a Great Eastern Railway, que liga Norfolk  e Suffolk e a ligação de trem-navio de Harwich para Holanda, Bélgica, Noruega e Alemanha. Interrompida durante a guerra.

Scotland Yard

O quartel-general é o prédio em Whitehall da Nova Scotland Yard. Os detetives à paisana do Departamento de Investigação Criminal (CID) são a face mais conhecida da Scotland Yard. Outras jurisdições costumam pedir ajuda ao CID, pois a “Yard” tem mais experiência em investigar crimes do que a maioria dos departamentos locais.

A Polícia Metropolitana (Met) tem cerca de 18 mil homens para guardar a cidade. A patrulha das ruas é feita pelo Departamento Uniformizado. Com a guerra, boa parte dos policiais mais jovens acabou se alistando.

Já o Special Branch (Departamento Especial) cuida de investigar as ameaças causadas por anarquistas, comunistas, espiões nazistas e outras tarefas para o Secretário de Assuntos Internos.

Armas de Fogo

Armas de fogo são controladas desde 1920, pelo Firearms Act. O motivo era o medo de serem utilizadas pelos trabalhadores depois da Revolução Russa. Licenças de armas são dadas apenas para aqueles que podem demonstrar “bons motivos” (caçadores, seguranças de bancos, fazendeiros). Até mesmo policiais não costumam carregar armas. A pena para uso de armas sem autorização é de até 14 anos de prisão.

Membros da Home Guard têm acesso a armas- rifles de caça e escopetas.

Militares e a Home Guard

Soldados, marinheiros e pilotos da RAF eram comuns em Londres. Tanto de licença quanto nos quartéis. Mas a principal responsabilidade de defesa da ilha durante um ataque estava nas mãos da Home Guard.

Home Guard

A Home Guard recrutava suas tropas entre aqueles que não eram rejeitados pelas Forças Armadas, ou por serem mais velhos ou por sofrerem alguma doença ou condição que os incapacitava ao serviço militar ativo. Era formada por voluntários, armados com quaisquer armas que pudessem ser conseguidas (já que as melhores eram dirigidas ao Exército – ainda mais depois da perda de equipamentos em Dunquerque). Parte de seus membros eram veteranos da Grande Guerra de 1914-1918.

Sua função era vigiar ruas e instalações civis e militares, capturar pilotos inimigos cujos aviões tivessem sido derrubados e evitar ataques da quinta-coluna (traidores ou espiões infiltrados pelos alemães).

Dinheiro

A moeda inglesa é a Libra, dividida em libras (pounds), shillings e pence.

Moedas Valor Obs.
Farthing 1/4d menor moeda em circulação
Penny 1d É uma moeda pesada
Six pence 6d Chamada de ‘tanner’
Shilling 1/- Chamada de ´bob´
Florin 2/- Vale dois shillings
Meia-coroa 2/6 Vale dois shillings e seis pence
Notas Valor Obs.
10 Shilling 10d também chamada de “dez bob´s” ou “half a quid”
1 Libra 1L “quid”ou “níquel”
5 Libras 5L A “Fiver” (um Cinco)
10 Libras 10L um “Tenner”

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s