Chummer 5a Edição: Como fazer um PC de Shadowrun

O Chummer facilita (e muito) fazer um personagem para Shadowrun 5th Edição.

A primeira tela do Chummer abre com uma barra lateral em que ficam os personagens já construídos.

A barra de menu superior

Obs: o menu Ferramentas contém a opção de Procurar Atualizações, que é importante seja utilizada logo depois que você instalar o programa, para baixar a última atualização.

Opções permite escolher os suplementos adicionais que podem ser utilizados na criação do personagem. Por enquanto, apenas o Shadowrun 5.0 deve ser marcado. Além disso, permite várias opções de customização.

Arquivo > Novo Personagem

Escolha a opção Prioridade, que permite você decidir entre as 5 Prioridades (Metatipo, Atributos, Magia, Perícias e Recursos)

Padrão cria personagens seguindo a regra normal do livro regra, de criar um runner experiente, mas ainda não famoso nas ruas.

Escolha de Prioridades

O Primeiro passo é escolher as Prioridades e a raça.

Depois que você decidir como distribuir os pontos é só dar OK e abri a tela de criação de personagem.

OBS: Se, posteriormente, você quiser mudar a ordem de Prioridades, é só ir no menu Especial (que aparece quando uma ficha está sendo editada).

Aba de criação de personagem:

A aba de criação de personagem se divide em 2 partes:

Do lado esquerdo ficam as abas Comum, Perícias, Limites, etc. No canto direito, fica um Sumário dos pontos a que tem direito e os pontos disponíveis. Além de resumos com Outras Informações e Defesa de Feitiço.

Obs: olhando a tela ao lado vê que o personagem escolhido tem 24 pontos de Atributos para gastar ainda (24 de 24) e outros pontos disponíveis. Também ainda não escolheu nenhum ponto de Qualidades Positivas e Negativas. Por outro lado, como ele não é mago, várias características estão zeradas. Se a ficha fosse de um mago, adepto ou tecnomante, o Sumário seria bem diferente.

Na parte inferior do programa, estão os pontos de Carma, Essência e Neoinenes disponíveis.

1) Aba Comum

A coluna Pontos serve para distribuir os Pontos de Atributos, Carma permite usar os pontos extra para aumentar um Atributo. O programa já calcula os limites iniciais e finais, de acordo com o metatipo do personagem.

Também é na aba Comum que você pode escolher as Qualidades.

2) Aba Perícias

Do lado esquerdo estão as Perícias de Grupo, na Direita as Individuais. Do lado das Perícias Individuais você pode ainda definir uma Especialização para elas.

Especializações dão +2 dados de bônus na pilha de dados.

Dica: escolher primeiro os Grupos de Perícia (se tiver pontos neles) e só depois as Perícias Individuais. Se uma perícia individual que pertencer a um grupo estiver diferente das outras, o Grupo não pode ser aumentado até que todas as individuais estejam no mesmo nível.

Na parte de baixo da aba, você pode adicionar as Perícias de Conhecimento:

Personagens recebem pontos gratuitos de perícias de Conhecimento e de Idioma iguais a (nível de Intuição + nível de Lógica) x 2. Perícias de Conhecimento formam o background e história do personagem.

3) Limites : lista os limites Físico, Mental e Social (quantidade máxima de sucessos).

4) Abas Feitiços e Espíritos, Poderes de Adepto, Iniciação (só aparecem se o personagem tiver Magia ou Ressonância), Cibernéticos e Biônicos; Equipamento de Rua e Veículos e Drones:

Clicar em Adicionar Equipamento (ou Cibernéticos, Biônicos, Veículos) abre a tela de seleção (por sua vez, clicar na seta para baixo abre opções de modificar equipamentos já adicionados). Você pode escolher os equipamento por categoria.

OBS: Isso aqui pode demorar tempo se você for muito detalhista – se quiser pode comprar o básico e adicionar detalhes depois.

DICA: muitas vezes o programa diz em que página achar a informação que você está olhando, passando o mouse sobre a palavra ou em algum campo do lado da tela de equipamentos.

Clicando em Estilos de Vida você determina qual é a qualidade de vida de seu personagem.

Por exemplo, ele pode morar em um Apê, dividido com um amigo, em um lugar obscuro e perigoso e lutar para pagar um contrato com a DocWagon.

5) Informações dos Personagens: Nada de novo no front, aqui é o lugar da história.

6) Relações

Clique em Adicionar Contatos para abrir a tela de inserir um novo contato. Você usa os pontos de contatos para garantir a Conexão e a Lealdade dos seus contatos.

7) Gaste os Pontos de Carma restantes.

OBS: Provavelmente você vai voltar várias vezes no menu Especial > Alterar Seleção de Prioridades.

5 Comments

      1. Eu tentei, mas no que baixei, não apareceu. Tem a opção, mas não aparece outros idiomas. Será que tem que baixar algo?

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s