Yggdrasill: Reis dos Mares

Reis dos Mares é o segundo suplemento do RPG das sagas nórdicas Yggdrasill. Ele se concentra em expandir a parte marítima do jogo e traz duas aventuras em terras distantes.

Kings of the Sea e Uppsala.jpgA primeira parte do livro fala sobre comércio e sobre as três principais rotas seguidas pelos mercadores nórdicos: para o norte, sul e leste. Os nórdicos eram antes de tudo mercadores e seus navios chegaram a várias terras de outros povos. Nessa época, expedições militares eram feitas ocasionalmente e por poucos navios – nada das frotas de dezenas de navios das últimas temporadas da série Vikings, mas sim de um a três navios das primeiras temporadas.

kaupang-viking-trading-town-norwayExplica também sobre a construção dos navios típicos dos nórdicos, suas partes e suas vantagens e desvantagens em relação a outros tipos de navios. O suplemento afasta o mito comum de que o nome do navio era drakkar – esse nome só surgiu no século XIX.

ygg2Os navios vikings mais comuns eram os knorr, um navio mercante com capacidade de até 24 toneladas e de levar 20 a 30 passageiros e o svekkjar – um tipo de navio longo melhor adaptado para o transporte de tropas do que de cargas e usado em expedições.

Três novos arquétipos são inseridos no jogo: o capitão do navio, o piloto e o construtor. Os arquétipos são bem interessantes, dando mais opções em uma campanha voltada para aventuras no mar. Uma nova regra de batalha naval e de perseguição no mar é apresentada – os vikings evitavam lutar no mar pois os navios não eram plataformas estáveis para um combate e a tática usada era atrair o adversário para a terra para que pudessem lutar em segurança.

navio 1

Um capítulo expande informações sobre os povos que podem ser encontrados pelos nórdicos em suas viagens comerciais ou expedições de guerra. Os Sami, Finns e os povos germânicos (anglos, jutos e saxões) têm sua organização social e deuses explicados brevemente, mas com dados que permitem criar bons figurantes. É o nível de informação que você só conseguiria de outra forma em um livro especializado – como o Dicionário de História e Cultura da Era Viking e sem a adaptação para o jogo :).

expvikA segunda e maior parte do livro trata das duas aventuras. Inicialmente, um breve capítulo fala sobre as mudanças políticas ocorridas nos reinos escandinavos – problemas na Dinamarca, Svithjod, Noruega e Gautar – muitas delas relacionadas a resultados das campanhas anteriores (em Yggdrasill e Nove Mundos) e traz uma genealogia dos reis dos três reinos nórdicos e do reino Godo. Servem como ideias de aventuras políticas em que o GM pode jogar os personagens, mesmo se eles não tiverem seguindo a campanha dos livros.

A primeira aventura, Beyond the Borders, é a terceira parte da Saga iniciada no livro básico, com a campanha inicial Ofertas ao Grande Inverno, e continuada em Nove Mundos. Agora, a saga leva os personagens além das fronteiras, até as terras germânicas e bálticas e a se alistar como mercenários e enfrentar novos e maiores perigos. Como sempre, é facilmente adaptável se você não estiver seguindo a campanha.

Tempestade

A segunda aventura, The Fires of the Earth, é menor e mais contida, podendo ser inserida em qualquer campanha marítima ou em que os jogadores estiverem viajando de barco e tiverem o azar de sofrer um naufrágio e irem parar em uma ilha desconhecida.

Os adversários e desafios das duas aventuras são inspiradores. Não vou falar deles para não dar spoilers.

Eu gosto muito de ler essas aventuras como ideias e exemplos  para narrar uma campanha viking.

Mais um suplemento muito bom de um RPG pouco conhecido, mas muito bem feito.

Próxima leitura: Uppsala, o livro que expande a parte religiosa do cenário.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s