Vietnã
Esse é um cenário de campanha baseado no livro Fall of Delta Green, que se passa durante a década de 1960, uma época marcada pela guerra do Vietnã e pelo movimento hippie. A campanha começa em 1966 e os personagens devem ser soldados ou membros do governo dos EUA, provavelmente ligados à CIA, DIA ou outra Agência.
A principal base dos Marines fica em Da Nang, perto da fronteira com o Vietnã do Norte. Hue é a antiga capital imperial, uma cidade bonita com velhos templos. Quang Tri é a base americana mais próxima da Zona Desmilitarizada (DMZ) da fronteira.
Os planaltos centrais, em torno de Pleiku, são uma região de montanhas e selva com alta presença do Viet Cong, que recebem reforços e suprimentos pela Trilha Ho Chi Min, no Laos.
Ao sul de Saigon fica o Delta do Rio Mekong, outra região com forte presença dos guerrilheiros comunistas. A tentativa do governo de controlar as aldeias falhou. Os Viet Cong se movimentam livremente pelos bambuzais e arrozais.
Saigon
A capital do Vietnã do Sul é uma grande cidade às margens do rio Saigon e cercada por florestas e pântanos. Na capital, existem dezenas de instalações militares (em vermelho forte no mapa). O velho centro da cidade ainda tem prédios e casas da época da ocupação francesa. O aeroporto e uma enorme base militar ocupam a parte norte da capital. O governo enfrenta problemas com a oposição budista.
No interior, a guerrilha Viet Cong controla territórios em volta da capital.
O Começo do Fim
1961
Posse de Kennedy. Fracasso da Invasão da Baía dos Porcos, em Cuba. Construção do Muro de Berlim. Avanço da guerrilha comunista no Laos. O cosmonauta soviético Yuri Gagarin é o primeiro homem no espaço. Kennedy é criticado por estar perdendo a disputa com os comunistas. Os EUA resolvem apoiar o governo do Vietnã do Sul contra os guerrilheiros do Viet Cong.
1962
EUA enviam armamentos, conselheiros militares e pilotos de helicóptero para ajudar as tropas do Exército Vietnamita do Sul (ARVN – Army of the Republic of Vietnam). Crise dos Mísseis, em Cuba leva o mundo ao mais próximo de uma catástrofe nuclear até então.
1963
O espião Kim Philby foge para a URSS. O Exercito Norte-Vietnamita sofre uma derrota para o Viet Cong no Delta do Rio Mekong. O Presidente do Vietnã persegue os budistas. Começa o movimento pelos Direitos Humanos e pela igualdade racial nos EUA. Protestos contra as armas nucleares. O Presidente do Vietnã é morto em um golpe militar apoiado pelos EUA. Kennedy é assassinado em Dallas.
1964
Lyndon B. Johnson é o Presidente dos EUA. Incidente do Golfo de Tonkin. Congresso dá ao presidente poderes de guerra no Vietnã. Johnson ordena bombardeios secretos ao Laos. Lyndon Johnson se reeleger Presidente dos EUA. Vietcongs derrotam tropas do ARVN e derrubam helicópteros pilotados por soldados dos EUA na Batalha de Binh Giã.
1965
Operação Rolling Thunder: bombardeio pesado do Vietnã do Norte. Assassinato de Malcon X. Começa o envio oficial de tropas de combate para o Vietnã com a chegada dos primeiros batalhões de marines em Da Nang. Protestos de estudantes contra a Guerra nas universidades dos EUA. O ano termina com 200 mil soldados americanos no Vietnã.
1966
O ano começa com mais combates no Vietnã e protestos nos EUA. Em meio aos combates, eventos estranhos acontecem. DELTA GREEN resolve enviar um time de soldados e agentes da CIA para investigar um desses acontecimentos estranhos nas selvas da fronteira do Vietnã do Sul com o Laos. A Queda da Delta Green começa em meio à loucura da guerra.
Idade
A idade de seu Agente é importante. Você vive um uma época em que existe uma ameaça real da destruição da humanidade com uma guerra nuclear. Em 1961, muito acreditaram que isso iria acontecer. Além disso, os comunistas parecem estar vencendo a disputa ideológica. Ao mesmo tempo, a contracultura e o movimento hippie começam a questionar o American Way of Life.
Na casa dos 20 anos você serve no Vietnã. Seus avôs lutaram na Primeira Guerra, seus pais na Segunda Guerra ou na Coreia. Você foi voluntário ou então foi convocado para a Guerra do Vietnã, para cumprir seu dever patriótico e proteger o mundo do comunismo. Vários de seus amigos são hippies ou pacifistas.
Na casa dos 30 anos você serviu na Guerra da Coreia (1950-1953) ou esteve no Vietnã no começo da intervenção dos EUA (a partir de 1961), como um “conselheiro”, um piloto ou um Boina Verde. Se ainda estiver no serviço militar, é um oficial de carreira – um tenente ou capitão – ou um sargento. Talvez após servir tenha arranjado um emprego no governo, na CIA, FBI ou outra Agência.
Na casa dos 40 anos você serviu na 2a Guerra Mundial (1941-1945) no front Europeu ou no Pacífico. É possível que tenha feito parte da OSS e da CIA desde o seu início. Pode ter ajudado em algumas derrubadas de governo pelo Terceiro Mundo (Irã, em 1953; Síria, em 1949, Guatemala, em 1954). Se continuou no serviço militar, pode ser um oficial superior, desde um capitão até um tenente-coronel.
Quem é Quem
Robert McNamara: Secretário de Defesa do Presidente Kennedy e do Presidente Lyndon Johnson. Apoiou o envio de “conselheiros” americanos para o Vietnã para ensinar os sul-vietnamitas a lutar contra os Viet Cong.
Um dos homens de confiança do Presidente, acreditava que colecionando informações e dados, alimentando os novos computadores, números poderiam prever a vitória dos EUA. Criou o conceito da “contagem de corpos” pelo qual a guerra seria vencida quando mais inimigos estivessem sendo mortos do que ele tinha capacidade de repor. A contagem de corpos era publicada diariamente nos jornais, como prova do progresso da guerra.
General Westmoreland: comandante das forças militares dos EUA no Vietnã, nomeado por Lyndon Johnson em 1965.
Militar condecorado, na Segunda Guerra e na Guerra da Coreia. Partidário da linha dura contra os comunistas e de que o envio de mais tropas e mais bombas iria vencer a guerra.
Organizações
- Vietnam War 1965 – Helo Assault 17 – Photo by Bruce Tester
MACV
Military Assistance Command, Vietnam (MACV) é o Quartel-General das operações dos EUA no Vietnã, responsável pela inteligência, planejamento e coordenação das operações contra o Vietnã do Norte e o Viet Cong.
ARVN
O Exército da República do Vietnã. As tropas sulistas que lutam ao lado dos EUA. Utilizam equipamentos americanos. Os soldados costumam ser bem treinados, liderados por comandantes são corruptos e incompetentes. No ano anterior (1965), sofreram várias derrotas frente aos comunistas.
Viet Cong
Os guerrilheiros comunistas que lutam contra o governo do Vietnã do Sul. Eles são capazes de atacar e rapidamente se esconder nas florestas.
NVA
North Vietnam Army (NVA) são as tropas do Exército do Vietnã do Norte. Melhor preparadas e armadas que os Viet Cong. Para entrar no Vietnã, as tropas do NVA usam a Trilha Ho Chi Min, um caminho secreto pelas selvas e montanhas do Laos.
Sucessos do Rock 1966
Nenhuma campanha do Vietnã funciona sem a música da época. Esses são alguns dos hits de 1966.
The Beach Boys
Good Vibrations – The Beach Boys
Wild Things – The Troggs
- The Mamas & The Papas
Monday Monday – The Mamas & The Papas
- The Rolling Stones
Paint it Black – The Rolling Stones
- The Beatles
Yellow Submarine – The Beatles
Land of 1000 Dances – Wilson Pickett
- The Temptations
Ain´t To Proud to Beg – The Temptations
Sunshine Superman – Donovan
- Paul Revere & The Raiders
Kicks – Paul Revere and The Raiders