Pendragon: Nos Tempos do Rei Arthur

Pendragon RPG é um jogo clássico do RPG que se passa na Bretanha, no século V, no universo criado pelas lendas arturianas.

A Linhagem de Pendragon

A Casa de Pendragon teve origem em Constantino, aclamado rei da Britânia, em 415, após o fim do domínio dos Romanos na ilha. Ele reinou até 440 e foi sucedido por seu filho, Constâncio.

Linhagem Uther

Constâncio reinou apenas três anos, antes de ser morto por Vortigern.  Vortigern era um tirano que precisou se aliar aos saxões para manter seu poder. Ele se casou com a filha de um chefe Saxão e convidou os saxões para se estabelecerem na Britânia. Mas seu reinado durou pouco tempo.

Aurelius Ambrosius, irmão do rei assassinado, invadiu a Britânia a partir do continente, derrotou o tirano Vortigern e expulsou os invasores saxões. Aurelius era chamado de O Último Romano e foi proclamado o primeiro Pendragon. Foi também eleito Imperador pelo Senado Britânico. Aurelius foi envenenado e morreu no ano de 480.

escudo uther_pendragon

Uther, o mais novo dos filhos de Constantino foi proclamado o sucessor de Aurelius Ambrosius.

No tempo de Uther, os saxões ainda são um perigo, fazendo ataques sobre as vilas bretãs. Eles estabeleceram pequenos reinos no leste.

No começo da história da Saga de Pendragon, faz cinco anos que Uther é rei.

A ilha da Britânia é habitada por muitos povos: os pictos no norte, os bretões celtas e os invasores saxões. Não faz nem um século que o Império Romano abandonou a Ilha à sua própria sorte. Selvagens pictos e invasores irlandeses e saxões ameaçam os antigos habitantes celtas.

Nas cidades ainda se encontra um vestígio da cultura Romana e a religião é o cristianismo, mas nos campos ainda existem muitos pagãos, embora a maioria dos druidas tenha desaparecido.

Os Reinos da Britânia

Britania

As Terras Selvagens dos Pictos: uma região montanhosa e esparsamente povoada, habitada por tribos selvagens, no extremo norte da ilha.

Lothian: O reino mais ao norte é governado pelo Rei Lot.

Nohaut: um pequeno reino dos invasores Saxões, governado pelo Rei Octa.

Malahaut: um poderoso reino, governado pelo Rei Heraut de Aprés, a partir da antiga cidade romana de Eburacum. Era a antiga província romana chamada de Britannia Secunda, quase tão colonizada quanto o sul. Por isso, o Reino de Malahaut, com sua capital na antiga cidade romana de Eboracum, também se considera um sucessor dos romanos.

Logres: o maior e mais poderoso reino da Britânia. Logres é o mais populoso reino, existindo onde antes era o núcleo do Império Romano na ilha. Governado pelo Rei Uther Pendragon. O reino de Logres é formado por quatro ducados:  Lindsey, Caercolum, Silchester e Cornwall e por vários condados, entre eles Salisbury, cuja capital é Sarum, e onde começam as aventuras de King Arthur Pendragon RPG.

Norgales e Estregales: são os principais reinos da região de Gales, governados pelos Reis Ryons e Canan. Além deles, a região de Cambria ou Gales, que fez parte das fronteiras do império romano, mas nunca foi totalmente colonizada, é formada por vários outros pequenos reinos celtas ou irlandeses, como Gomeret, Escavalon, Powys.

Kent e Sussex: dois reinos Saxões, governados por Hengest, o Velho, e por Aelle. São os principais inimigos dos reis de Logres. No tempo de Uther, os saxões são um perigo constante, fazendo ataques sobre as vilas bretãs.


O Reino de Logres

Logres é o maior reino da Britânia. Ele ocupa quase todo o sul da grande ilha e é, de longe, o reino mais populoso.

Castelos Logres

Décadas atrás, o Rei Aurelius Ambrosius, dividiu o reino em zonas de defesas, cada uma governada por um dux militum, encarregado da defesa contra invasores. Atualmente, existem quatro deles: os Duques de Silchester, Cornwall, Caercolun e Lindsey.

Além deles, existem vários condes e barões, entre eles o Conde de Salisbury, Roderik.


Londres é a cidade mais importante da Bretanha. Ela é administrada por um Conselho formado pelos mercadores mais importantes. Fica a oito dias à cavalo de Sarum, a capital do Condado de Salisbury.

Bath é a principal cidade do Condado de Somerset, chamada em Latim de Aqua Sulis por causa das propriedades curativas mágicas de suas fontes. Fica a três dias à cavalo de Sarum.


O Condado de Salisbury

Salisbury map

Os primeiros habitantes foram os gigantes. Quando Brutus, vindo da distante Tróia, chegou à Britânia, suas legiões destruíram os gigantes. Salis, um dos valentes heróis troianos, recebeu como prêmio as terras, matou o último gigante, libertou os escravos e casou com Sarum. Ele construiu uma cidade para celebrar sua vitória e deu a ela o nome de sua esposa, Sarum.

Quando Salis morreu, ele foi enterrado em uma tumba nas colinas, que deu o nome a região: Salisbury. Seus descendentes e os nobres posteriores adotaram o mesmo costume e hoje existem milhares de tumbas escondidas na região.

No tempo de Rômulo e Remo, quando Roma foi fundada, a Britânia era governada pelo Rei Lear. Quando ele enlouqueceu, foi tratado em Salisbury, e sua filha presenteou a cidade de Sarum com um castelo.

Os romanos conquistaram a Britânia e estabeleceram um campo militar em Sarum. Os primeiros cristãos eram monges que fundaram a Abadia de São José, filho de José de Arimateia, e o primeiro Bispo da Igreja Britânica. Apesar disso, ainda existem muitos pagãos entre a população e os nobres do campo.

O feudo de Salisbury é uma região fértil, com boas terras aráveis. O Conde de Salisbury recebe boas rendas de seus vassalos, e também de taxas sobre pescadores, mercadores e pedágios sobre pontes.

Salisbury map 2

Sarum, a capital do condado de Salisbury, fica sobre um monte na planície de Salisbury. Um grande fosso protege a cidade. A muralha tem dois portões, a leste e oeste, que são fechados durante a noite.

Old Sarum map

No centro da cidade fica o castelo do Conde de Salisbury. É um moderno castelo de pedra no topo de um monte. A cidade é dividida em quatro quarteirões. A Catedral de Saint Mary pertence ao Bispo de Salisbury.

Além de Sarum, existem três pequenas cidades muradas: Wilton, Warminster e Tilshead e dezenas de vilarejos. Alguns dos vilarejos funcionam como mercados locais, em que os camponeses vendem suas mercadorias. O maior mercado fica na capital do Condado.

O feudo tem também seis castelos: o de Sarum e os castelos menores de Devizes, DuPlain, Ebble, Vagon e Woodhouse.

A única estrada pavimentada, que liga Sarum às cidades de Leucomagus, Silchester e Londres, é a Estrada do Rei. As demais estradas não passam de trilhas de terras que ligam as vilas e cidades.

Tempo de viagem mapa

Vários rios cortam as terras do condado. O principal deles é o Rio Avon, que nasce no norte e desce em direção sul, passando por Sarum e pela Floresta de Camelot. Além de Vagon, fica a Floresta de Modron, no oeste do condado. Os rumores dizem que ela é habitada por fadas e monstros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s