O Guia Essencial para o Domínio de Fu Leng é o primeiro livro de clã da nova edição do Legend. O livro fala sobre as Terras Sombrias, os Nezumi, o Clã Caranguejo e o Clã Menor do Falcão.
As Terras Sombrias
O Capítulo I trás a história das Terras Sombrias. O território de Fu Leng é dominado pela Mácula (Taint) e ela vem se espalhando e ameaçando Rokugan desde o começo da história do Império Esmeralda.

Os efeitos da mácula aumentam à medida que se entra no território de Fu Leng. As terras que ficam a três dias de marcha da Muralha Kaiu (e englobam o território que outrora pertenceu à Família Hiruma) são consideradas “relativamente” seguras pelo Caranguejo. Além desse limite ficam as Terras Sombrias Profundas e o ambiente é cada vez mais estranho e corrompido.
As descrições das criaturas e dos locais da Shadowlands são ótimas fontes de ideias. Criaturas estranhas e bizarras como os Penanggalan – que a noite separam suas cabeças e órgãos internos do corpo e flutuam em busca de vítimas – são uma ameaça constante para as patrulhas do Caranguejo. O principal local descrito é o Castelo da Luz do Dia, Shiro Hiruma, antigo centro de poder da Família Hiruma e que hoje em dia é um local de horror e perigo.
Os outros locais interessantes são o Bosque das Falsas Lanternas, o Lago do Crisântemo Corrompido, o Poço Impuro de Fu Leng, a Tumba Esquecida de Fu Leng e a Biblioteca Perdida. Cada um deles tem umas quatro páginas com ganchos de aventuras e npcs/monstros que podem ser encontrados, funcionando como várias mini-aventuras para uma Campanha nas Terras Sombrias.
Além das patrulhas Caranguejo, apenas os Nezumi – o povo-rato – se atrevem a viver nas Terras Sombrias. O capítulo traz algumas tribos e informações sobre os nezumi.
O Clã Caranguejo
Do outro lado da Muralha ficam os territórios das famílias do Caranguejo. O livro traz informações sobre cada uma delas, rumores, preocupações. Senti falta de descrições maiores das cidades, vilas ou castelos do Caranguejo, mas as informações sobre as famílias valem a pena.

Apenas a Muralha Kaiu (que apesar do nome continua em pé) separa as Terras Sombrias do Império Esmeralda. A Muralha foi construída depois da perda do território dos Hiruma para os exercítos do Lorde Oni Mandíbula. O livro descreve a estrutura da Muralha, com torres, muralhas de quinze a trinta metros de altura, túneis secretos e guarnições concentradas nas 12 torres principais. Também descreve como seria a vida, as lutas e investigações de crimes na muralha.
Novas Opções de Jogo
O Capítulo II traz novas informações de jogo. Primeiro, o Clã Menor Falcão, habitantes no Vale dos Espíritos, especializados em combater inimigos espirituais, como yurei e outros tipos de fantasmas.
Shadowland também apresenta oito novas escolas:
- Asako Inquisitor School [Courtier, Shugenja]
- Kakita Swordsmith School [Artisan, Courtier]
- Kitsu Medic School [Artisan, Bushi]
- Kuni Warden School [Monk]
- Mirumoto Taoist Blade School [Bushi, Monk]
- Moto Avenger School [Shugenja]
- Toritaka Phantom Hunter School [Shugenja]
- Yogo Preserver School [Shugenja]
Novas vantagens e desvantagens:
- Distinctions
- Dead Eyes (Earth)Friend of the Nezumi (Water)Light Sleeper (Water)
- Passions
- Creatures (Fire)
- Adversities
- Demon Wound (Earth)Lost Name (Void)
- Anxieties
- Fallen Ancestor (Void)Obtuse (Air)Reformed Mahō-Tsukai (Water)
- Shadowlands Taint Disadvantages
- Kansen Whipsers (Air)
- Distorted Limbs (Earth)
- Unnatural Skin (Fire)
- One with the Darkness (Void)
- Blasphemous Appetites (Water)
O capítulo continua com novas Heranças, armas, equipamentos, três novas técnicas, artefatos do Jigoku e artefatos abençoados, além de novas regras para criação de Signature Scrolls, para Shugenjas aprenderem novos segredos, e de Padrões de Itens para diferencias armas e equipamentos. Uma regra nesse estilo existe em um dos suplementos do Star Wars RPG da FFG e sempre achei uma boa forma de diferenciar itens no sistema de jogo da FFG. Por exemplo, um artesão Kakita pode aplicar um Padrão Kakita a uma arma, dando +1 Deadliness (ao custo de 6XP).
O segundo capítulo fecha com uma seção sobre Maho, com várias técnicas que ampliam bastante as opções existentes no livro básico. Considerando tudo, é muita informação que o novo suplemento traz.
Aventuras nas Terras Sombrias
O Capítulo III é o capítulo do narrador, com dicas de como narrar um jogo que tenha como tema as Shadowlands e que inclua elementos de horror. Além disso, tem uma discussão sobre a corrupção da Mácula e regras para criar Onis. A virtude do Bushido da Coragem é examinada em relação ao jogo, com sugestões de como evocá-la em suas aventuras.
Por fim, os novos títulos que podem ser adquiridos pelos personagens, alguns deles não muito legais de receber:
- The Damned
- Harvester
- Twenty-Goblin Crab
- Witch Hunter
Conclusão
O livro é ótimo. Ele é mais focado do que o Emerald Empire, o que torna a leitura menos cansativa. As descrições das Shadowlands e das famílias do Caranguejo são muito boas, cada página dando várias ideias de aventuras. Dá realmente vontade de montar uma campanha na Muralha.
“Você não sabe nada, Hida Jon”
Fantástico! Excelentes matérias! Não conhecia o Diadrpg! Vou visitar tds os dias! Vlw!
CurtirCurtir
Valeu!
CurtirCurtir