Legend of The Five Rings: Shadowlands

O Guia Essencial para o Domínio de Fu Leng é o primeiro livro de clã da nova edição do Legend. O livro fala sobre as Terras Sombrias, os Nezumi, o Clã Caranguejo e o Clã Menor do Falcão.

As Terras Sombrias

O Capítulo I trás a história das Terras Sombrias. O território de Fu Leng é dominado pela Mácula (Taint) e ela vem se espalhando e ameaçando Rokugan desde o começo da história do Império Esmeralda.

Mapa de Francesca Baeraldi

Os efeitos da mácula aumentam à medida que se entra no território de Fu Leng. As terras que ficam a três dias de marcha da Muralha Kaiu (e englobam o território que outrora pertenceu à Família Hiruma) são consideradas “relativamente” seguras pelo Caranguejo. Além desse limite ficam as Terras Sombrias Profundas e o ambiente é cada vez mais estranho e corrompido.

As descrições das criaturas e dos locais da Shadowlands são ótimas fontes de ideias. Criaturas estranhas e bizarras como os Penanggalan – que a noite separam suas cabeças e órgãos internos do corpo e flutuam em busca de vítimas – são uma ameaça constante para as patrulhas do Caranguejo. O principal local descrito é o Castelo da Luz do Dia, Shiro Hiruma, antigo centro de poder da Família Hiruma e que hoje em dia é um local de horror e perigo.

Os outros locais interessantes são o Bosque das Falsas Lanternas, o Lago do Crisântemo Corrompido, o Poço Impuro de Fu Leng, a Tumba Esquecida de Fu Leng e a Biblioteca Perdida. Cada um deles tem umas quatro páginas com ganchos de aventuras e npcs/monstros que podem ser encontrados, funcionando como várias mini-aventuras para uma Campanha nas Terras Sombrias.

Além das patrulhas Caranguejo, apenas os Nezumi – o povo-rato – se atrevem a viver nas Terras Sombrias. O capítulo traz algumas tribos e informações sobre os nezumi.

O Clã Caranguejo

Do outro lado da Muralha ficam os territórios das famílias do Caranguejo. O livro traz informações sobre cada uma delas, rumores, preocupações. Senti falta de descrições maiores das cidades, vilas ou castelos do Caranguejo, mas as informações sobre as famílias valem a pena.

Apenas a Muralha Kaiu (que apesar do nome continua em pé) separa as Terras Sombrias do Império Esmeralda. A Muralha foi construída depois da perda do território dos Hiruma para os exercítos do Lorde Oni Mandíbula. O livro descreve a estrutura da Muralha, com torres, muralhas de quinze a trinta metros de altura, túneis secretos e guarnições concentradas nas 12 torres principais. Também descreve como seria a vida, as lutas e investigações de crimes na muralha.

Novas Opções de Jogo

O Capítulo II traz novas informações de jogo. Primeiro, o Clã Menor Falcão, habitantes no Vale dos Espíritos, especializados em combater inimigos espirituais, como yurei e outros tipos de fantasmas.

Shadowland também apresenta oito novas escolas:

  • Asako Inquisitor School [Courtier, Shugenja]
  • Kakita Swordsmith School [Artisan, Courtier]
  • Kitsu Medic School [Artisan, Bushi]
  • Kuni Warden School [Monk]
  • Mirumoto Taoist Blade School [Bushi, Monk]
  • Moto Avenger School [Shugenja]
  • Toritaka Phantom Hunter School [Shugenja]
  • Yogo Preserver School [Shugenja]

Novas vantagens e desvantagens:

  • Distinctions
    • Dead Eyes (Earth)Friend of the Nezumi (Water)Light Sleeper (Water)
  • Passions
    • Creatures (Fire)
  • Adversities
    • Demon Wound (Earth)Lost Name (Void)
  • Anxieties
    • Fallen Ancestor (Void)Obtuse (Air)Reformed Mahō-Tsukai (Water)
  • Shadowlands Taint Disadvantages
    • Kansen Whipsers (Air)
    • Distorted Limbs (Earth)
    • Unnatural Skin (Fire)
    • One with the Darkness (Void)
    • Blasphemous Appetites (Water)

O capítulo continua com novas Heranças, armas, equipamentos, três novas técnicas, artefatos do Jigoku e artefatos abençoados, além de novas regras para criação de Signature Scrolls, para Shugenjas aprenderem novos segredos, e de Padrões de Itens para diferencias armas e equipamentos. Uma regra nesse estilo existe em um dos suplementos do Star Wars RPG da FFG e sempre achei uma boa forma de diferenciar itens no sistema de jogo da FFG. Por exemplo, um artesão Kakita pode aplicar um Padrão Kakita a uma arma, dando +1 Deadliness (ao custo de 6XP).

O segundo capítulo fecha com uma seção sobre Maho, com várias técnicas que ampliam bastante as opções existentes no livro básico. Considerando tudo, é muita informação que o novo suplemento traz.

Aventuras nas Terras Sombrias

O Capítulo III é o capítulo do narrador, com dicas de como narrar um jogo que tenha como tema as Shadowlands e que inclua elementos de horror. Além disso, tem uma discussão sobre a corrupção da Mácula e regras para criar Onis. A virtude do Bushido da Coragem é examinada em relação ao jogo, com sugestões de como evocá-la em suas aventuras.

Por fim, os novos títulos que podem ser adquiridos pelos personagens, alguns deles não muito legais de receber:

  • The Damned
  • Harvester
  • Twenty-Goblin Crab
  • Witch Hunter

Conclusão

O livro é ótimo. Ele é mais focado do que o Emerald Empire, o que torna a leitura menos cansativa. As descrições das Shadowlands e das famílias do Caranguejo são muito boas, cada página dando várias ideias de aventuras. Dá realmente vontade de montar uma campanha na Muralha.

“Você não sabe nada, Hida Jon”

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