Chegada à Shiro Takeuchi
Após encontrarem a comitiva e pararem para pernoitar na aldeia, Shinjo, Kitsu e Hida são convidados por Takeuchi Saiko para jantar na cabana que ela está ocupando.
Shinjo Inyou Kitsu Shin Hida Nori Togashi Zhin
Durante o jantar com a filha do daimyo, eles descobrem algumas informações sobre a região:
- Takeuchi Kagenori não é o daimyo, mas o seu filho mais velho e herdeiro.
- Kuni Yuji é o shugenja do castelo
- Kaiu Yasuji é o hatamoto, responsável pela administração das terras da família.
Takeuchi Saiko Takeuchi Saito
No dia seguinte, a comitiva chega a Shiro Takeuchi, passando pelos três portões da fortaleza. No último portão observam três enormes chifres pendurados sobre o portão. Saiko diz que são os chifres de Kageru no Oni, morto séculos atrás por Hida Takeuchi, o fundador da família. A morte do Oni rendeu a Takeuchi a promoção de sua família ao status de família vassala dos Hida e o direito de construir um castelo nas Montanhas do Crepúsculo.
Eles vêm Kagenori reclamar com seu primo, Takeuchi Saito, por este lhe dizer que sua esposa ainda se encontra na Vila dos Sete Pedregulhos. Saiko se oferece para ir buscar a esposa de seu irmão. Kitsu e Hida se oferecem para ir com ela. Togashi também se oferece, pois conhece bem o local, já que lá é onde tem sua escola.
Depois que os outros partem, Saito leva Shinjo até os aposentos destinados a ele. O Magistrado conversa com Saito, mostrando simpatia, e consegue extrair algumas informações dele:
- o daimyo está doente e se afastou da condução dos afazeres da família desde que seu filho mais velho morreu na muralha, cerca de quatro anos antes;
- Takeuchi antes seria o comandante da guarnição da Terceira Torre da Muralha.
- Kaiu Yasuji é o administrador das propriedades do clã e com quem ele deve falar sobre assuntos comerciais.
Depois disso, ele passeia pelo castelo e encontra com Takeuchi Setsuo, que informa que seu irmão o verá no dia seguinte, para o jantar.
Visita à Vila dos Sete Pedregulhos
Após cavalgarem durante toda a tarde, o grupo chega até a Vila dos Sete Pedregulhos. A aldeia é cercada por um muro de madeira e tem uma torre de vigia, comum nas terras do Caranguejo. Eles são recebidos pelo ancião da aldeia, que mostra a devida deferência para Takeuchi Saiko. Ele informa que Ariko e seus guardas estão na Casa Nobre, no alto da colina.
Togashi conduz uma cerimônia do chá para Kitsu, Saiko e Ariko. Após isso Kitsu se oferece para tratar Ariko e invoca os kamis da cura para ajudá-la a se recuperar. Ele percebe, que o cansaço dela não é apenas físico, mas espiritual. Faz então um ritual de limpeza para afastar o kansen – o kami maligno – que a aflige.
Takeuchi Ariko Chiyo
Hida Nori, esperando do lado de fora, conversa com a serviçal de Ariko. Ela se chama Chiyo e é a irmã mais nova de Chiemi, a jovem que eles salvaram do ataque dos ronins no Festival do Kami do Salgueiro. O samurai do Caranguejo conta que a irmã dela está bem. Ela menciona que:
- no inverno anterior alguns aldeões também ficaram doentes com os mesmos sintomas;
- dois deles acabaram morrendo, entre eles o filho do ancião da aldeia;
- os nomes dele eram Hiro e Tanjiro;
- o Magistrado Esmeralda esteve na aldeia e quando partiu parecia um pouco doente.
Hida fica atraído pela jovem. O grupo pernoita na aldeia, sem incidentes. No dia seguinte, Kitsu conversa com Taiji, o ancião da aldeia, que conta:
- algumas cabras morreram ou se perderam nos últimos meses;
- seu filho, Hiro e outro jovem, Tanjiro, eram pastores de cabras;
- seu filho escoltou o Magistrado até as minas de ferro;
- as minas estão abandonadas já fazem 20 anos;
- uns dois anos atrás alguns comerciantes Yasuki estiveram na vila e encontraram com o administrador;
- os aldeões não gostam de andar por lá.
Antes de partir, Togashi mostra para Saiko a escola que ele organizou na vila. As crianças ficam contentes em ver seu mestre e o cercam.
Depois disso, eles partem de volta para Shiro Takeuchi.